Mostra explica conceito e vantagens da construção modular

O uso de tecnologias modulares tem despertado a atenção de quem planeja construir imóveis de forma rápida e mais em conta do que o sistema tradicional de alvenaria. Comum em países da Europa e nos Estados Unidos, o método desembarcou há pouco tempo no Brasil e tem atraído o interesse de arquitetos e consumidores apresentando uma série de benefícios. Para demonstrar como funciona o sistema, o shopping CasaPark abriga até 28 de janeiro de 2018 uma exposição realizada pela Mehta, empresa especializado no segmento, com espaços erguidos e planejados utilizando unicamente a proposta de construção industrial.


A construção modular é uma solução industrializada, praticamente toda moldada na fábrica, que permite a construção de residências e imóveis corporativos num formato modular. Após o desenvolvimento, os componentes são transportados e montados no lote do consumidor, sem preocupações e desperdícios.


“Uma das vantagens é que, do projeto à execução, tudo é produzido com o rigor técnico de um processo industrial. Com isso, evita-se problemas como paredes tortas e desalinhadas. Tudo é confeccionado com precisão milimétrica”, explica Laila Adordo Barcelar, superintendente de vendas e marketing da Mehta Construções Industrializadas.


Outro diferencial está no tempo reduzido de produção e implantação. Um espaço de 100 m² pode ser erguido em até 60 dias. Quando ganha escala industrial, os custos também tendem a ser entre 20% a 30% mais em conta do que uma construção tradicional. “Temos 30 modelos de plantas pré-definidas, que oferecem de um a quatro quartos. O maior módulo têm 6m x 3m e podem ser montados como ‘Legos’, em até quatro pavimentos”, conta Laila.


Esse tipo de técnica também é mais sustentável, pois produz menos resíduos – apenas 3% de desperdício, contra 30% da construção com alvenaria –, evitando perdas e minimizando a utilização de água, insumo crucial em tempos de racionamento hídrico. Além disso, os espaços podem ser desmobilizados e reutilizados em diferentes locais, ao contrário da alvenaria, que exige demolição.


“Além disso, as construções conseguem apresentar um grau de eficiência térmica melhor do que as casas convencionais”, acrescenta Laila.


A mostra conta com a participação de quatro escritórios de arquitetura reconhecidos por criar soluções de design para fachadas e interiores. O evento é realizado pela Mehta Construções Industrializadas, empresa com sede no Distrito Federal especializada neste tipo de solução.


Mostra Modulariza
Local: Shopping CasaPark
Quando: de 25 de outubro a 28 de janeiro de 2018
Horário: segunda a sábado, das 13h às 21h30; domingo, das 14h às 20h
Preço: gratuito

Link da matéria 

Link do vídeo do processo construtivo

Mostra Modulariza by Mehta
1ª Mostra Casa Modular Liquidecora 2017
Rapidez, precisão industrial e qualidade rigorosa.
Construção Modular
A solução industrializada de construção.